22 de janeiro de 2011

O Assassino do Zodíaco



Assim como Jack, O Estripador, o “Assassino do Zodíaco” entra na galeria dosserial killers que levantaram muitas dúvidas sobre sua real identidade, mas esta nunca foi confirmada. Mais de 2500 pessoas, durante toda a evolução do caso, passaram pela lista de suspeitos. Claro, alguns mais suspeitos que outros. Em parte, a culpa disto foi do desencontro entre os vários órgãos responsáveis pela investigação das mortes. Em parte, o mérito é do próprio Zodíaco, que agia de forma a deixar realmente poucas pistas. Pelo menos, o tipo de pistas que hoje seriam facilmente convertidas em provas, por exemplo através de exames de DNA. Esse nome, “Zodíaco”, foi ele mesmo quem se deu, em uma das várias cartas que mandou a jornais.

O Assassino do Zodíaco foi um assassino em série estadunidense que atuou no Norte da Califórnia durante 10 meses desde o final da década de 1960. Sua identidade permanece desconhecida. O Zodíaco colocou seu nome em uma série de cartas ameaçadoras que enviou à imprensa até 1974. Em suas cartas incluiu quatro criptogramas, dos quais três ainda não foram decifrados.
Carta: Caro Editor: “Aqui é o assassino de dois adolescentes no Natal passado em Lake Herman e o da garota do 4 de Julho do Campo de Golfe em Vallejo. Para provar que eu os matei vou relatar alguns fatos. No Natal: Marca da Munição: Super X. Dez tiros foram disparados. O Rapaz foi baleado nas costas com os pés no chão. A Garota foi baleada no lado direito com os pés para o oeste. 4 de Julho: Fato: A garota estava usando calças de marca. O Rapaz tambêm foi baleado do joelho. A marca da munição era Western. Aqui tem parte de um código. Eu quero que publique esse código na primeira página do seu jornal. Nesse código está a minha identidade. Senão publicar o código eu farei uma chacina na sexta feira a noite, eu passarei todo final de semana matando pessoas sozinhas na noite e continuarei matando até ter matado 12 pessoas no fim de semana.”
Único criptograma decifrado: “Eu gosto de matar pessoas porque é muito divertido, É mais divertido do que caçar animais selvagens na floresta, porque o homem é o animal mais perigoso de todos para matar. É uma coisa que me dá a experiência mais eletrizante, é ainda melhor do que ejacular com uma garota. A melhor parte disso é que, quando eu morrer, eu renascerei no paraíso e aqueles que eu tiver matado se tornarão meus escravos. Eu não direi meu nome porque você vão tentar me pegar ou me impedir escravos para a minha pós-vida.”
Frases:
Eu estou doente, tenho dores de cabeça constantes e quando eu mato, as dores de cabeça vão embora. Eu vou matar todos.
Eu só posso imaginar como ela se sentia enquanto eu á matava. Imagine comoisso seria assustador. Isso é o que me manteve o tempo todo.”
Voce costuma ajudar pessoas durante a noite? “Quando eu acabo com elas não precisam muito de ajuda. Antes de eu matar você, vou jogar seu bebê pela janela.”
“Eu tenho a Intenção de que vocês mereçem saber o meu nome, e eu darei uma pista: Mas para que estragar a caçada? ‘Feliz dia das Bruxas’ “.
“Hoje eu tenho que matar, porque é o meu aniversário” 
“Eu não sou doente, eu sou insano”
Trechos das cartas: “Aqui é o Zodiaco falando, a propósito já decifraram meu ultimo código que mandei?”; “Estou curioso para saber quanto dinheiro vocês estão ofereçendo pela minha cabeça”; “Eu gostaria de uns bótons do Zodíaco pela cidade, todos tem bótons como paz, poder negro, Melvin come gororoba, etc. Eu ficaria muito feliz se eu visse pessoas usando o meu bóton”;
Ultima Carta: “Aqui é o Zodíaco falando, diga a ele, que eu estive aqui, eu sempre estive aqui entre vocês, vocês porcos são ótimos mas sou mais inteligente e melhor. Vocês vão se cansar e vão me deixar em paz. Estou esperando um bom filme sobre mim. Quem vai fazer o meu papel? Agora eu controlo tudo.”


Conclusões: O assassino zodíaco era obececado por filmes, ele gravou as mortes em filme. Na realidade o Zodíaco eram duas pessoas, um quem escrevia as cartas e outro quem matava. Mas não, ele tinha um ponto fraco, o dia de aniversário dele 18 de dezembro de 1933, foi quando ele ligou falando que precisava matar porque era o aniversário dele, o mais suspeito de todos era Arthur Leigh Allen. Uma vitima dele que sobreviveu, confirmou seu rosto, numa foto, ele nunca se esqueçeu. Arthur Leigh Allen foi chamado para ser acusado dos homicidios. Mas antes dele ser acusado, ele sofreu um ataque cardíaco. Em 2002 uma amostra parcial de DNA não era igual ao de Allen, era negativo, então nunca foi ele, e ele ainda é o principal suspeito. E Robert Graysmith que escreveu o Livro sobre o Zodíaco, ele afirma não ter recebido apenas um telefonema anónimo após a morte de Allen. Com a falta de precisão no número de vítimas, a incapacidade de decifrar suas cartas criptografadas e a falha na busca de suspeitos, o caso foi considerado como um crime perfeito.