16 de novembro de 2011

A paixão e o amor


Qual a diferença entre a paixão e o amor? São muitas e tão claras que chegamos a acreditar que a paixão é algo ruim e o amor sim é algo maravilhoso e bom, e digo com conhecimento de causa. Existe uma grande diferença entre paixão e amor. Paixão é euforia, amor é calmaria. Paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é súbita, amor é progressivo. Paixão é agressiva, amor é delicado. Paixão é vendaval, amor é brisa. Paixão destrói, amor constrói. Paixão vinga, amor perdoa. Paixão é doença, amor é saúde. Paixão é dor, amor é alívio. Paixão é dúvida, amor é certeza. Paixão é loucura, amor é cura. O amor faz a gente querer ser mais, querer aprender mais para poder trocar com quem amamos novas lições de vida. O amor ajuda a superar dificuldades enquanto que a paixão cria obstáculos. A paixão é totalmente egocêntrica, passional, escandalosa. O amor é cuidadoso, atencioso e cúmplice.

Mas o que seria do amor se não houvesse um pouquinho que fosse da paixão? A paixão é ciúme, é dúvida, loucura, mas para amarmos antes precisamos se apaixonar, passar pelo teste da paixão, temos que superar o ciúme, o medo, as inseguranças, aqueles sentimentos de impulso, temos que passar pelo teste ou melhor dizendo pelo jogo da paixão, não existe uma maneira mágica como acontece nos filmes de alguém olhar para uma outra pessoa e em um segundo para o outro já ama-la com saúde, sem medo, sem ciúmes, sem loucura ou insegurança.

Sempre temos aquela troca de olhares antes de tudo, a química que funciona como se fosse um ima, que junta e gruda a pessoa uma na outra, eu chamo essa atração, essa química de paixão. A paixão é um fogo que ascende, e pra manter essa chama acesa em um relacionamento mesmo que seja depois de dez, vinte, trinta anos de relacionamento precisamos da paixão, precisamos sentir aquele friozinho na barriga quando encontramos a pessoa amada ou vemos ela de longe, aquele ciúme bobo de vez em quando, precisamos daquele desejo saudável de querer a pessoa do seu lado, de ter a necessidade e a saudade que faz você procurar e lutar por ela, precisamos sentir a paixão pulsar dentro de nós.

Senão houver o fogo da paixão, não há maneira possível para manter um amor duradouro, precisamos sim de um pouco da dose da paixão, e claro que não seja uma dose excessiva, pra evitar que tudo não se torne uma obsessão sem sentido, antes de tudo precisamos manter o equilíbrio sobre as coisas, sobre as emoções, não precisamos evitar e ver a paixão como algo ruim, porque se apaixonar é algo inevitável, só precisamos de um equilíbrio mental sobre a paixão e o amor, assim como todos nós seres humanos temos um pouco do bem e do mal, também temos um pouco da paixão e do amor, tudo é uma questão de equilíbrio.